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VEJA COMO É FÁCIL UTILIZAR O CARTÓRIO 24 HORAS

O processo de Pedido de Certidões on-line é muito simples. Os dados necessários para emissão da mesma serão pedidos no site gradativamente, passo-a-passo. Para dar início a solicitação, basta acessar a página inicial do site na área de "Pedido de Certidões On-line" ou em "Destaques" e clicar no ícone "Solicitar". Em poucos minutos, após fornecer todos os dados corretamente, o procedimento estará concluído.

Em um único pedido, é possível solicitar diversos tipos de certidões para um ou mais Cartórios, desde que estejam localizados em um mesmo estado. Desta forma você recebe todas as suas certidões, pagando apenas um único custo de postagem por cartório, o que gera uma significativa economia no CUSTO. O pedido de diversos tipos de Certidões será classificado pela Central ANOREG BR do Cartório 24 horas como LOTE, e isso possibilitará a escolha de diferentes endereços de Cartórios para o recebimento.

Contudo, é de extrema importância que as informações preenchidas no seu pedido sejam precisas. Verifique se você selecionou o CARTÓRIO correto. Ou seja, antes de solicitar a segunda via de uma certidão tenha certeza de qual cartório registrou a primeira via deste documento. Caso você não saiba, pesquise no site do Ministério da Justiça http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm . Nele é possível encontrar a relação de todos os cartórios do Brasil, com seus respectivos endereços e telefones. Em caso de dúvida, ligue para o cartório onde você acredita que a sua certidão original foi registrada. Se o cartório confirmar, você poderá dar continuidade ao processo no site www.cartorio24horas.com.br . Se o cartório que você ligou informá-lo que a sua certidão original não encontra-se lá, você deverá ligar para outro cartório da relação até obter essa informação. Do contrário, você NÃO poderá solicitar através do site www.cartorio24horas.com.br, pois não é possível identificar pelo site onde foi feito um registro inicial.


Não caberá nenhum tipo de ressarcimento em caso da indicação incorreta do cartório ou pela incorreção das informações prestadas pelo solicitante.

Recomendamos ainda que você imprima ou anote o número do pedido para esclarecimentos de eventuais dúvidas junto a nossa Central de Atendimento, a qual estará sempre à sua disposição.

PASSOS PARA SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES

Ao clicar no ícone "Pedido de certidões on-line", o site direcionará para uma página com o "Termo de Utilização dos Serviços". Leia-o com atenção e somente após CONCORDAR com todos os tópicos clique em ACEITO.

Após isto, SELECIONE A FORMA DE ENTREGA DO SEU PEDIDO

Seu pedido poderá ser entregue de três formas:

1- Correios - Entrega no Brasil (SEDEX ou Carta Registrada). Quando a forma de recebimento escolhida for pelos CORREIOS (Sedex ou Carta Registrada), por se tratar de documento registrado, a Certidão será entregue somente com assinatura de um protocolo, para isso é fundamental informar um endereço de entrega com alguém no local para receber o pedido.

O CORREIO fará três tentativas de entrega, caso não tenha sucesso, o envelope voltará para os CORREIOS e posteriormente à Central do Cartório 24 Horas.

P.S. Para ser reenviado o documento o solicitante deverá efetuar pagamento de nova postagem.

2- Retirada da certidão no balcão do Cartório.
Caso você escolha a opção "Balcão" seu documento deverá ser retirado no balcão do cartório que emitiu a certidão. Não é possível solicitar documentos em um Cartório para ser retirado no balcão de outro.

Exemplo:
Você poderá solicitar sua certidão pelo site do Cartório 24H de qualquer lugar do Brasil, mas, se o documento original foi emitido pelo 05º Ofício de Protestos de Letras, na cidade de Manaus, ele somente poderá ser retirado no balcão deste mesmo Cartório, em Manaus.

Caso você resida em Belo Horizonte e o cartório de origem de seu documento seja Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais - 2º SUBDISTRITO, também em Belo Horizonte. Você poderá optar por receber a certidão na sua casa pelo Correio ou retirá-la no balcão. Se você optou pela retirada no balcão sua certidão ficará exclusivamente neste cartório a sua espera. Ou seja, para retirá-la você deverá se deslocar até Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais - 2º SUBDISTRITO.
Nesse exemplo nenhum outro cartório de Belo Horizonte poderá entregar o seu documento, apenas o cartório que gerou a sua certidão.

3- Certidão a ser encaminhada por e-mail, assinada digitalmente pelo cartório (opção válida somente para Cartórios com este serviço disponível). Consulte na página inicial os cartórios disponíveis para pedidos de Certidão digital.

O processo é similar à solicitação de uma certidão normal. Você deverá se identificar para iniciar seu pedido, o qual segue, automaticamente, os seguintes passos:

Passo 1 de 5: Selecione o estado onde está localizado o CARTÓRIO do qual você deseja a segunda via da certidão e em seguida o tipo de certidão a ser emitida.

Passo 2 de 5: Selecione a cidade onde está localizado o cartório e, em seguida, o cartório que emitirá a certidão solicitada. Nesse momento você terá a opção de solicitar a certidão escolhida em um (1) ou mais Cartórios

Passo 3 de 5: Informe os dados para emissão da certidão.

Passo 4 de 5: Escolha a forma de recebimento da sua certidão e em seguida informe os dados para entrega da mesma.

Importante:
Passo 5 de 5: Aqui você poderá visualizar ou excluir os dados de seu pedido. No final deste passo você terá as seguintes opções:
- Solicitar a mesma certidão, com outros dados, para o(s) mesmo(s) cartório(s) (Passo 3/5).
- Solicitar a mesma certidão, com os mesmos dados, para outro(s) cartório(s) (Passo 2/5).
- Solicitar um outro tipo de certidão (Passo 1/5).

•  Interromper o processo de solicitação para continuar em outro horário.
•  Finalizar o Pedido.

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COMO PAGAR

Você tem duas opções:

• Transferência Eletrônica Bradesco, para clientes BRADESCO COM ACESSO ao Bradesco Internet Banking. Ao escolher esta opção, o cliente não terá custo de boleto bancário.
• Boleto de Cobrança para os clientes de OUTROS BANCOS ou clientes Bradesco que NÃO POSSUAM ACESSO ao Bradesco Internet Banking.

Clientes de OUTROS BANCOS também poderão efetuar o pagamento pela Página da Internet de seu Banco, fornecendo os dados do boleto bancário. Ao abrir o boleto, aparecerá uma relação de Bancos, para que seja possível o acesso a página da Internet do banco desejado.

O boleto bancário poderá também ser impresso e pago em qualquer agência bancária, casas lotéricas e agências próprias dos Correios. A confirmação de pagamento é realizada automaticamente pelo Banco, por isso não há necessidade de enviar o comprovante de pagamento para a Central. A confirmação de pagamento pode levar até 48 horas.

Para sua conveniência, o vencimento do boleto ocorre dez dias após a confirmação do pedido, pagamentos após este prazo não serão aceitos, estes pedidos serão cancelados automaticamente, sem permanecer nenhuma restrição para o usuário, que poderá a qualquer momento fazer um novo pedido.

Importante: O processo do pedido dará inicio e será encaminhado ao Cartório para emissão da certidão, após recebermos a confirmação de Pagamento.

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COMO É FEITA A ENTREGA

Você receberá seu pedido conforme a opção de entrega escolhida:

Sedex ou Carta Registrada: Será entregue no endereço indicado pelo solicitante no ato do pedido. Por se tratar de documento registrado, é necessário que haja alguém no local para assinar o protocolo dos Correios. O CORREIO fará três tentativas de entrega, não tendo sucesso o envelope voltará para o CORREIO e posteriormente à Central do Cartório 24 Horas.
P.S. Para ser reenviado o documento o solicitante deverá efetuar pagamento de nova postagem.

Balcão: A Certidão deverá ser retirada após o prazo informado no pedido, no balcão do cartório selecionado para emitir a certidão.
Caso você escolha a opção "Balcão" seu documento deverá ser retirado no balcão do cartório que emitiu a certidão. Não é possível solicitar documentos em um Cartório para ser retirado em outro.

Exemplo:
1. Você poderá solicitar sua certidão pelo site do Cartório 24 Horas de qualquer lugar do Brasil, mas se o documento original foi emitido pelo 05º Ofício de Protestos de Letras, na cidade de Manaus, ele somente poderá ser retirado no balcão deste mesmo Cartório, em Manaus.

2. Caso você resida em Belo Horizonte e o cartório de origem de seu documento seja Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais - 2º SUBDISTRITO, também em Belo Horizonte. Você poderá optar por receber a certidão na sua casa pelo Correio ou retirá-la no balcão. Se você optou pela retirada no balcão sua certidão ficará exclusivamente neste cartório a sua espera. Ou seja, para retirá-la você deverá se deslocar até Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais - 2º SUBDISTRITO.

Nenhum outro cartório de Belo Horizonte poderá entregar o seu documento, apenas o cartório que gerou a sua certidão.

Certidão Digital (somente para cartório com esse serviço): As certidões assinadas digitalmente serão enviadas para o e-mail informado no pedido de certidão. Elas poderão ser solicitadas através de link exclusivo para pedidos de Certidões Digitais, localizado na área de "destaques" na lateral direita do site ou pelo link "Pedido de Certidões on-line".
Antes de solicitar uma certidão digital, consulte se a outra parte requerente aceita este tipo de documento

O prazo para a entrega envolve, além do prazo legal para o CARTÓRIO emitir a Certidão, o período necessário para a coleta e entrega pelos CORREIOS. O prazo total para a entrega inicia-se a partir da data da confirmação do pagamento. Consulte o prazo antes de concluir o seu pedido, no passo 5 de 5.

Para lotes de certidões você poderá escolher endereços de entrega e postagens diferentes em um mesmo pedido.
Obs.: A opção de entrega deverá ser escolhida antes do pagamento do pedido, não sendo possível alterá-la após o mesmo ter sido realizado.

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COMO ACOMPANHAR SEU PEDIDO


Informando seu endereço de e-mail, você receberá três mensagens durante o processo de solicitação; A primeira confirmará o início do seu pedido com seu respectivo número, a segunda na finalização do seu pedido, junto a qual será enviado um resumo do mesmo e, por fim, uma mensagem com a confirmação do pagamento.
Lembramos que o prazo de entrega do seu pedido começa a contar a partir da data de confirmação do pagamento.

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